Sucesso no exterior, filme Marighella tem estreia cancelada no Brasil

A crise, ou  por que não? censura, na ANCINE  ( Agencia Nacional de Cinema),  vem comprometendo o lançamento de diversos filmes e séries para o próximo ano

Na semana passada,  o cancelamento da  vez foi do filme Marighella com estréia prevista para o dia 20 de novembro. Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, conforme nota divulgada à imprensa.

Dirigido por Wagner Moura, o longa conta a história do ex-deputado, poeta e guerrilheiro baiano Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge, que foi  assassinado pela ditadura militar em 1969.

Produzido pela O2 Filmes, a cinebiografia  de Marighella segue no fogo-cruzado entre o presidente Jair Bolsonaro e Ancine, já que o presidente  anunciou recentemente um corte de 43% na verba , prevista para  2020, destinada ao Fundo Setorial de Audiovisual.

A perseguição as produções cinematográficas, em especial aos assuntos que desagradam o governo fica evidente comprometendo o setor de audiovisual nacional. “Nesse momento, a palavra resistência, representada por Marighella, faz todo sentido.  Há uma semelhança com o Brasil de hoje, que não é uma resposta a Bolsonaro. Mas, de semelhanças históricas, de um Estado que encarcera e mata, sobretudo negros”, declarou Moura em  entrevista   a Folha de São Paulo.

Confira a seguir, a nota divulgada à imprensa:

“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada. Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”.


Marighella | Teaser Trailer Oficial

fonte: divulgação

Deixe sua resposta aqui