SEMANA DO MEIO AMBIENTE: CONFIRA PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS

Bate-papos, lives, teste de conhecimento e filmes temáticos são algumas das atrações promovidas por organizações

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção ambiental, incentivando governos, empresas, organizações e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente.

Este ano, com a epidemia do coronavírus provocando mudanças em nossas rotinas e integrantes do governo brasileiro aproveitando o momento para promover ainda mais retrocessos na nossa legislação ambiental, não poderia ser diferente.  “Em um contexto de pandemia global, que reafirmou a interdependência entre saúde humana e saúde do planeta, e tendo quase um milhão de espécies ameaçadas de extinção, é hora de refletir sobre o que nos trouxe até aqui e de agir pela natureza, defende Denise Hamú, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Este ano, com a epidemia do coronavírus provocando mudanças em nossas rotinas e integrantes do governo brasileiro aproveitando o momento para promover ainda mais retrocessos na nossa legislação ambiental, não poderia ser diferente.  Para isso, reunimos uma série de programações especiais com com bate-papos, lives, teste de conhecimento e filmes temáticos:

HORA DA NATUREZA

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) se une ao Museu do Amanhã para promover dois eventos virtuais repletos de ideias, trocas e inspirações nos dias 4 e 5 de junho:

O bate-papo “Hora da Natureza: reflexões sobre o amanhã” reunirá Rosiska Darcy, Sebastião Salgado e Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir. A live será transmitida pelo YouTube do PNUMA e do Museu do Amanhã na quinta-feira (4), às 16 horas.

Na sexta-feira (5), para abrir o final de semana, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira a partir das 17 horas, no YouTube do PNUMA. Em clima intimista, Lenine irá intercalar músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, abordando questões como a importância de Arte & Ciência em tempos de coronavírus, e a possível relação, para ele, da criação musical e da criação de orquídeas.

Como forma de reforçar o que tem acontecido com o nosso planeta, o WWF-Brasil decidiu aproveitar a data para trazer uma ampla gama de conteúdos sobre conservação e sustentabilidade com convidados especiais falando sobre Biodiversidade, Mata Atlântica, Amazônia e Oceanos. Todas as conversas são transmitidas pelo facebook do WWF-Brasil e permitem que o público envie perguntas pelo chat. 

Na sexta- feira de Dia Mundial do Meio Ambiente, uma conversa sobre “O que podemos fazer pelo futuro da Amazônia?”, com o Diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil, Raul Valle, a assessora política da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileiras (COIAB), Valéria Paye, e o premiado fotojornalista brasileiro, ativista ambiental e co-idealizador do Instituto Terra, Sebastião Salgado.

 
O fogo na Amazônia em debate
Também no dia 5 pela manhã, às 10h, o gestor de projetos do WWF-Brasil Osvaldo Barassi Gajardo participa de uma conversa sobre Desmatamento e Queimadas na Amazônia, Chaco e Pantanal. Além dele, estarão presentes Carlos Pinto (especialista em manejo do fogo e gerente de projetos da boliviana Fundación Amigos de la Natureza), Flavio Montiel (Internacional Rivers Campaign) e André Luiz Siqueira (biólogo e diretor presidente da Ecoa). O evento é organizado pelas organizações representadas, juntamente com a Rede Pantanal e o projeto Eccos e será transmitido em facebook.com/ecologiaeacao


Conversa com Porchat
Também na sexta, mas um pouco mais tarde, às 19h, o nosso diretor executivo, Maurício Voivodic vai participar da live do Fabio Porchat no Instagram. No Dia Mundial do Meio Ambiente, os dois vão conversar sobre as principais questões ambientais do momento, como o PL 2633, o desmonte das políticas ambientais brasileiras, a Covid-19 e o impacto na vida das pessoas, o alerta sobre temporada de queimadas que está por vir, especialmente após o recorde de desmatamento que tivemos, e muito mais. Para acompanhar, é só seguir a transmissão em https://www.instagram.com/fabioporchat/ ou  https://www.instagram.com/wwfbrasil/
 

Aula aberta “Como Salvar o nosso Planeta” WWF-Brasil

Aula aberta para professores e alunos
Em parceria com o site Quero na Escola, o WWF-Brasil promoverá uma aula aberta sobre meio ambiente, com o  nome “Como Salvar o nosso Planeta”. A ação faz parte do projeto Nosso Planeta Educação. A aula terá duas sessões, das 10h às 11h e das 16h às 17h, todas transmitidas pelo YouTube do WWF-Brasil. Ainda no dia 5, além das aulas serão realizadas duas oficinas para os professores poderem tirar dúvidas com a equipe e passar por uma formação prévia. Veja as informações completas aqui. 
 

Quer mais?
No sábado, dia 6, a WWF-Brasil lança nas redes sociais o filme “Defensores da Floresta –  Conheça a Comunidade da Barra de São Manoel” – que mostra como é a vida de uma comunidade tradicional no interior da Amazônia e que tipo de relações os ribeirinhos estabelecem com a vida na floresta.
 
Além disso, está disponível na Netflix a série “Nosso Planeta” – série documental que contou com apoio técnico do WWF e foi a mais assistida da plataforma em 2019. Se você não assistiu, aproveite! Além do conteúdo padrão, há episódios especiais e conteúdo educativo disponíveis no site oficial da série e em uma página especial do WWF-Brasil. Acesse e veja a enorme quantidade de conteúdo que disponibilizamos para você!

Teste seus conhecimentos sobre meio ambiente e veja as emissões do seu transporte 
Que tal começar o Dia Mundial do Meio Ambiente testando o quanto você sabe sobre o assunto? Para quem adora um desafio, nós vamos aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para ver se você sabe tudo sobre o tema! Além disso, é ótimo também para brincar com as crianças. Interessou? Então aguarde que no dia 5 cedinho a gente divulga o link para o nosso quiz nas nossas redes sociais. Em seguida, é só aproveitar o resto da programação.
 
Outra opção de teste é o aplicativo Travel Better, da rede internacional do WWF. Lançado para o Dia Mundial da Bicicleta (comemorado em 3 de junho), o aplicativo está em inglês, mas é bem intuitivo. Ele funciona como um Google Maps, onde você coloca o endereço de sua casa e de seu trabalho. A partir daí, aparecem as opções de meio de transporte (a pé, bicicleta, ônibus e carro) e quanto cada um dos meios emite de CO2, o principal gás de efeito estufa da atmosfera.
 
Apesar de estarmos todos em quarentena, o aplicativo é interessante para mostrar o quanto podemos impactar menos o planeta como pequenas escolhas, como a forma de locomoção. Além disso, em um momento em que o transporte público é um meio disseminador do vírus, a contagem de emissões é um novo estímulo para quem quiser começar a pedalar.

Fotos: Divulgação

Deixe sua resposta aqui