“SAÚDE FINANCEIRA DAS MULHERES NEGRAS EM TEMPOS DE COVID-19”

Entre as empreendedoras negras 79,4% não dispõem de reservas financeiras, enquanto 48% revelam precisar de auxílio financeiro para manter o negócio ativo, revela pesquisa do ID_BR

Diante do atual cenário econômico gerado pelo #Coronavírus, faz emergencial trazer à tona a situação financeira de mulheres negras que, de acordo com o IBGE, representam um público equivalente a 60 milhões de pessoas- 28 % da população brasileira. A preocupação com este público específico tem como base o estudo do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(2018) , o qual aponta que a vulnerabilidade das mulheres negras ao desemprego é 50% maior do que a de mulheres não negras.

Por isso, é necessário pensar na sua sustentabilidade econômica durante e pós-pandemia e compreender que, por representarem uma grande parcela entre as empreendedoras e estarem na base dos cargos das empresas, o colapso de suas carreiras e empreendimentos pode gerar também o colapso de diversos setores. Isto porque esta população movimenta, sozinha, em torno de R$704 bi por ano, no Brasil (Instituto Locomotiva, 2019).

A interdependência de cadeias e setores inteiros que têm estas mulheres como parte dos seus setores produtivos, ganha evidência na pesquisa “Saúde financeira das mulheres negras em tempos de Covid-19”, realizada pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) em parceria com a EmpregueAfro, Empodera e a Faculdade Zumbi dos Palmares, que juntos reúnem iniciativas voltadas à empregabilidade de pessoas negras e aceleração da Igualdade Racial no mercado de trabalho.

O mapeamento das mulheres negras resultou em três perfis, sendo 72% formado por empreendedoras; 20% de profissionais alocadas em empresas nacionais e 7,8% atuando empresas multinacionais.

Entre as empreendedoras 54,3% disseram ser as únicas no seu empreendimento; enquanto 19,4% informaram ter de 1 a 2 funcionários e 2,3% das que gerenciam seus negócios possuem de 3 a 7 funcionários.

A partir desta análise, enquanto 48% das mulheres informaram que necessitam de auxílio financeiro para manter o negócio ativo; 56% das entrevistadas afirmam ter custo mensal médio entre 1 mil a 5 mil reais, orçamento superior à ajuda oferecida pelo governo de R$600. 

Cartilha Covid-19

Visando um primeiro suporte às empreendedoras e profissionais negras, o ID_BR criou uma cartilha que reúne informações de iniciativas que já estão nas ruas e que podem ser acessadas desde já, clique aqui para acessar a cartilha!

Acompanhe as nossas publicações no site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua conosco para continuarmos gerando conteúdos para vocês no Apoia.se! Caso  não possa nos  apoiar mensalmente, você pode contribuir com qualquer valor efetuando um depósito para o Sala Secreta 3S no Banco do Brasil  | Agência: 6966-3  | Conta Corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01 

Nosso Muito Obrigado, equipe Sala Secreta!
Para mais informações, envie  email para:  imprensa@salasecreta3s.com

Fonte: Divulgação

Deixe sua resposta aqui