RACISMO E AGRESSÃO VERBAL A ENTREGADOR DE APLICATIVOS EM VALINHOS GANHA REPERCUSSÃO NACIONAL

Um vídeo está sendo reproduzido exaustivamente pelas redes sociais de um ataque racista a um jovem entregador de aplicativos, Racismo e Preconceito foram os fatos geradores da polêmica e infeliz atitude de um morador que proferiu várias ofensas ao jovem.

Vídeo: Reprodução (Internet)

Mateus de Almeida Prado Couto, 31 anos, morador do Condomínio  Vila Boa Vista, no bairro Invernada, em Valinhos, interior de São Paulo e filho do empresário Fernando Magalhães Almeida Prado Couto, dono de três empresas que, somadas, possuem um capital social de R$ 3 milhões, agrediu verbalmente um jovem entregador de aplicativos com ofensas racistas e sociais, dizendo a ele: “Você tem inveja disso tudo aqui”, “Você não deve nem ter onde morar”, “Você é semi-analfabeto”, “Você tem inveja disso aqui” apontando para o seu braço se referindo a sua cor de pele.

Em todo momento Matheus Pires Barbosa, 19 anos, o entregador se manteve calmo mas rebateu as ofensas do agressor, dizendo “Você conseguiu (ter isso aqui) porquê?, Seu pai te deu?”

“Dado momento que ele cuspiu em mim e pegou a notinha do restaurante e jogou em mim. Aí ele até olhou para notinha no chão e falou: ‘olha, está vendo? Você é lixo, tem que pegar. Você é igual a esse papel’”, contou o motoboy.

No vídeo aparece outra pessoa, um homem que tentava impedir que a discussão continuasse mas ao falar ao jovem para ir embora, o rapaz disse que estava chamando a viatura policial.

O jovem registrou o Boletim de ocorrência que foi enquadrado como injúria racial pelo delegado de plantão. O pai do agressor disse que o filho sofre de esquizofrenia, porém, segundo relato de outros entregadores que realizam entregas ali disseram que não é a primeira vez que Mateus é agressivo e mau educado com os entregadores.

A Guarda Civil Metropolitana foi acionada pelo jovem entregador que conduziu ambos para a Delegacia de Polícia Civil, lá segundo o Delegado não foi instaurado inquérito porque a vítima decidiu não processar o agressor.

Segundo o pai do agressor, ele possui documentos que comprovam que seu filho sofre de esquizofrenia e que em tempo oportuno irá apresentar essa documentação.

O jovem Matheus Pires completa dizendo:

“O que eu quero é que ele pague, segundo a lei. E que ele aprenda que as pessoas também têm o seu devido valor, seja lá qual for a profissão, seja qual for a pessoa que está fazendo, seja qual for a raça. A pessoa trabalha com isso ou aquilo, todos nós somos importantes”.

Na Delegacia o contador Mateus Couto, continuou as ofensas contra Matheus Pires e teve que ser contido por policiais que o levaram para outra sala.

O serviço de entrega ao qual o agressor pediu sua refeição, a empresa Ifood baniu Mateus Couto do aplicativo proibindo ele de solicitar o serviço novamente e se colocou à disposição do jovem Matheus oferecendo apoio psicológico e jurídico.

O que desencadeou a confusão foi que havia um problema no interfone do morador que ocasionou o atraso na entrega, enfurecendo o contador, ou seja, por uma falha do próprio morador de não dar a manutenção devida ao seu aparelho de interfone.

O apresentador da Rede Globo de Televisão Luciano Huck, prometeu dar de presente uma moto a Matheus Pires e várias personalidades se pronunciaram em defesa do jovem motoboy, inclusive, pasmém! O Presidente da República Jair Bolsonaro.

Matheus também disse que não foi a primeira vez que o agressor o ofendeu, na primeira vez ele havia se perdido por conta do GPS tê-lo enviado a outro endereço, atrasando a entrega, assim que conseguiu chegar a residência de Mateus Couto foi xingado por ele, na ocasião o jovem disse para o agressor que não mais o ofendesse.


Faça parte do nosso time de apoiadores, assim nos ajudará a produzir novos conteúdos. Somos uma mídia independente que ama o que faz! Acesse nossa campanha no Apoia.se e contribua conosco! Se preferir fazer uma doação espontânea, nossa conta é: Sala Secreta 3S – Banco do Brasil (001) | agência: 6966-3 | conta corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01.

  • Nossos parceiros e apoiadores terão descontos especiais em todos os produtos da 3SG Store e também em nossos serviços! Entre em contato conosco para maiores informações.

Deixe sua resposta aqui