QUARENTENA CRIATIVA: 8 PASSOS PARA PUBLICAR UM LIVRO

Plataforma de autopublicação aponta crescimento em obras sendo lançadas desde o início do isolamento social

Levantamento da Nielsen Bookscan no último mês revelou que a quantidade de ISBN (International Standard Book Number), número de identificação que todo livro recebe antes de ser lançado, caiu 22% em abril deste ano comparado ao mesmo mês de 2019. No entanto, o Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, apontou alta de 40% no número de publicações em seu site, nos últimos dois meses.


Foram 1097 livros lançados pela plataforma em abril de 2020 contra 780 no mesmo período do ano passado – uma diferença significativa.  “Vivemos em um momento difícil para todos com o isolamento social, mas ver que muitos estão conseguindo aproveitar esse tempo para exercer a escrita e ainda ter a oportunidade de publicar suas histórias é algo que nos deixa animados” diz Ricardo Almeida, escritor e CEO do Clube de Autores.

Desde o fechamento do varejo, diversas editoras cancelaram ou adiaram lançamentos por tempo indeterminado. Em contrapartida, na plataforma do Clube de Autores as obras podem ser publicadas por qualquer pessoa e gratuitamente. Segundo o escritor e executivo, em nenhum momento da história da humanidade, publicar um livro foi tão acessível quanto hoje.

Pensando em publicar seus primeiro livro?

Confira, a seguir oito passos essenciais para uma publicação independente:

Passo 1: Claro, é ter uma história para escrever;

Passo 2: Leitura crítica: deve ser feita por um profissional que pode ser contratado e que levante pontos que devam ser retrabalhados ou ajustados na obra;

Passo 3: Revisão ortográfica-gramatical: fundamental para que o livro seja bem recebido pela comunidade de leitores;

Passo 4: Projeto gráfico e capa;

Passo 5: Conversão para formato EPub: é o formato ideal para a versão eletrônica do livro;

Passo 6: Registro de ISBN: essencial para que livrarias revendam o título;

Passo 7: Organização de campanha de lançamento (incluindo noite de autógrafos): esse é o tipo de trabalho fundamental que precisa ser encabeçado pelo próprio autor. 

Passo 8: Lançamento em plataformas de autopublicação digital: “No Clube de Autores, publicar desse modo é gratuito e, uma vez no site, o livro é distribuído para as maiores livrarias online e pode ser adquirido tanto em formato impresso quanto ebook. Na medida em que as vendas forem acontecendo nós vamos imprimindo e entregando e, claro, prestando contas online ao autor sobre seus direitos autorais”, explica Ricardo.

DICAS

Não precisa gastar muito

“Se o autor conseguir negociar com amigos as tarefas necessárias para finalizar sua obra (como revisão, capa etc.), ele consegue publicar gastando um valor ínfimo”, diz  CEO do Clube de Autores.

Invista em uma boa capa

“Há a máxima de que livros são escolhidos pelas suas capas. E, gostemos ou não, isso é verdade. Se a capa for pouco atrativa, as chances de sucesso de um livro despencam. Temos um dado prático aqui: ao publicar um livro no Clube de Autores, o escritor pode escolher entre subir a sua própria capa ou montar uma a partir do nosso banco, utilizando modelos padrão. Pois bem: livros com capas não padronizadas, bem trabalhadas, vendem, em média, 82% a mais. É um argumento forte esse, não?”, questiona Ricardo Almeida.

Promova seu Livro

“Há diversas maneiras de se divulgar um livro, mas o mais importante é ter em mente que o papel de divulgação do livro é do autor: é ele que precisa formar sua audiência. Na plataforma do Clube de Autores tem disponível um manual para divulgação” explica.

Não ache que o trabalho termina ao publicar o livro

“Ele precisa ter em mente que, hoje, o escritor que não assume o papel de empresário de si mesmo, cuidando da divulgação de seu livro, dificilmente terá sucesso. Sendo assim, nossa recomendação é que mergulhem na Internet, achem o mundo de conteúdo que já está disponível para ajudá-los nessa missão, arregacem as mangas e trabalhem.” finaliza Ricardo.

Acompanhe as nossas publicações no site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua conosco para continuarmos gerando conteúdos para vocês no Apoia.se! Caso  não possa nos  apoiar mensalmente, você pode contribuir com qualquer valor efetuando um depósito para o Sala Secreta 3S no Banco do Brasil  | Agência: 6966-3  | Conta Corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01 

Nosso Muito Obrigado, equipe Sala Secreta!
Para mais informações, envie  email para:  imprensa@salasecreta3s.com

Fonte: Divulgação | Fotos: Pixabay e Freepick

Deixe sua resposta aqui