PÁSCOA: CELEBRANDO, MESMO A DISTÂNCIA

Confira algumas dicas para organizar o almoço em família, brincadeiras com as crianças, mantendo a tradição

Neste ano, a comemoração de Páscoa no domingo (12/04), será bem diferente, já que com o distanciamento social contra a pandemia da Covid-19, as comemorações serão feitas dentro de casa. Ainda que nem todos possam se reunir, o importante é manter a simbologia da ocasião, refletindo sobre tudo que envolve a data e confraternizando com os integrantes de casa. Isso não significa, no entanto, que a Páscoa será menos divertida.

Já com aqueles familiares que não estão por perto, utilize toda a tecnologia disponível para promover a união do período. Organizar encontros virtuais é uma alternativa para quem deseja estar próximo, ainda que fisicamente longe.

Como a ocasião é conhecida principalmente pelos almoços deliciosos e brincadeiras com as crianças, conecte quem está em casa com os familiares distantes. Combinem por exemplo, o preparo de um mesmo cardápio ou o passo-a- passo das lembranças de Páscoa da garotada, dividindo experiências únicas durante a chamada de vídeo!

Pensando nisso, separamos algumas dicas de receitas práticas e lembranças para fazer com as crianças fáceis de encontrar em casa, ou seja nada de sair, #FiqueEmCasa!

undefinedALMOÇO DE PÁSCOA

O feriado da Páscoa é tradicionalmente conhecido pela rica gastronomia que compõe à mesa das famílias. As receitas são baseadas no clássico bacalhau, massas e, claro, doces, em especial os chocolates, que podem ser harmonizados com vinhos e cerveja. A sommelier Silvia Mascella, dá algumas dicas de pratos típicos que podem ser harmonizados com os rótulos da Vinícola Góes como, por exemplo, o arroz com lascas de bacalhau, que harmoniza com o frutado e fresco Góes Tempos Trópicos. Se o prato for mais suave, como bacalhau ao forno com legumes, o Góes Tempos Cabernet Sauvignon ou o rosé Góes Tempos Pétalas, formam uma combinação incrível. Já o St. Tropez Brut branco é uma ótima opção para a famosa posta de bacalhau assada com cebolas e batatas.

Anote os preparos simples e se conecte com quem você ama para reforçar os laços de afeto. Boa Páscoa!

undefinedParafuso ao Carbonara de Ervas

Ingredientes
Molho
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
5 gemas
500 ml de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, manjericão e tomilho)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Massa
1 colher (sopa) de sal
1 embalagem de Macarrão Com Ovos Parafuso Adria (500 g)

Modo de Preparo
Molho
– Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Aos poucos, junte as gemas ligeiramente batidas com o creme de leite e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Tempere com o sal, adicione as ervas, mexa e desligue o fogo. Reserve.

Massa
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho.
– Polvilhe o parmesão e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos



undefinedBolinho de Bacalhau

500g de bacalhau dessalgado desfiado
250g de batatas
3 ovos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal, pimenta do reino e salsinha picada a gosto
Azeite para a fritura

Cozinhe as batatas e passe no espremedor como um purê. Misture com os ovos, o bacalhau desfiado, a farinha de trigo e tempere com sal, pimenta e salsinha. Mexa com as mãos até formar uma massa encorpada. Com uma colher de sopa, retire as porções dos bolinhos e molde no formato que deseja. Frite os bolinhos por imersão e deixe descansar por uns minutos sobre toalha de papel para absorver o excesso de óleo.

Este bolinho combina muito bem com a Mestre-Cervejeiro.com, Classic Witbier, que tempera o petisco por ter casca de laranja, trazendo citricidade, além de ter sementes de coentro em sua receita, tempero muito usado em frutos do mar. Mesmo feito com bacalhau, que tem gosto muito marcante, o sabor do bolinho é suave, equilibrando perfeitamente com a leveza e refrescância da nossa Classic Witbier. Outra ótima sugestão para combinar com este prato é a Mestre-Cervejeiro.com Amarillo Weisse.

SOBREMESAS

Ovo de Páscoa com Bolo de Cenoura

Ingredientes para o bolo de cenoura: 2 cenouras grandes 1 xícara de óleo 4 ovos 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó Ingredientes para o brigadeiro: 1 lata de leite condensado Marajoara 280g de chocolate ao leite 1 colher de sopa de manteiga Ingredientes para a casca de Ovo de Páscoa: 350g de chocolate meio amargo.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes do bolo no liquidificador. Asse por 40min em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo.
  2. Coloque todos os ingredientes do brigadeiro em uma panela e mexa em ponto de brigadeiro de colher.
  3. Derreta o chocolate no micro ondas (mexa de 30 em 30 segundos) ou derreta em banho-maria.
  4. Despeje o chocolate derretido em uma forma de Ovo de Páscoa do tamanho de 400g. Leve ao freezer por 3min, em seguida desenforme.
  5. Montagem: Pegue a casca do Ovo de Páscoa, passe uma camada de brigadeiro, coloque uma camada de bolo de cenoura esmigalhado, cubra com mais uma camada de brigadeiro e decore com granulado.

    Pavê de Chocolate

140g de chocolate meio amargo

½ pote de creme de leite fresco

4 gemas

140g de açúcar

½ copo de leite

300g de bolacha quadrada de leite ou maisena

Bata bem o açúcar e as gemas, fazendo uma gemada bem fofa. Em uma panela derreta o chocolate com o creme de leite em fogo bem baixo, até formar um creme. Misture a gemada ainda com o fogo baixo, mexendo sem parar. Quando a cor do creme escurecer e ficar da cor do chocolate amargo, pode desligar o fogo.

Em um recipiente quadrado de vidro, faça um fundo fino com o creme. Coloque o leite aos poucos em um prato raso e molhe rapidamente as bolachas dos dois lados, antes de fazer a camada. Vá intercalando camadas de bolachas e creme, finalizando com uma de creme por cima. Se quiser, pode ralar um pouco de chocolate como decoração. Leve a geladeira. Este pavê fica mais gostoso no dia seguinte do que foi feito.

Doces com chocolate no geral harmonizam com cervejas de malte torrado como Stouts e Porters. Uma excelente opção é a Carvoeira, premiadíssima Stout, da Lonh Bier, parceira da Mestre-Cervejeiro.com. Outra cerveja que harmoniza muito bem é a Mestre-Cervejeiro.com Double Brown Ale Café, trazendo a memória afetiva do tradicional doce de chocolate com café.

Brownie de Chocolate Branco e Chips de Tortinha

Ingredientes
300 g de chocolate branco picado
100 g de margarina sem sal
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 embalagem de Tortinhas Chocolate Tipo Suíço Adria picadas (160 g)
1 colher (chá) de fermento em pó
4 ovos
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Passo 1 – Em um refratário coloque o chocolate junto com a margarina e leve ao micro-ondas por 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Mexa bem para obter um creme liso e homogêneo.
Passo 2 – Na tigela da batedeira, bata o açúcar com os ovos e aos poucos, acrescente o creme de chocolate. Misture o sal, a farinha de trigo e as Tortinhas.
Passo 3 – Ligue o forno em temperatura média (180 °C – 200 °C) para preaquecer por 15 minutos. Despeje a massa em uma assadeira retangular pequena (18 cm x 27 cm x 5 cm de altura), untada e enfarinhada. Leve para assar por cerca de 45 minutos ou até que esteja dourado, com o centro ainda bem cremoso. Espere esfriar antes de cortar.

Dica do chefe: Para desenformar o brownie antes de cortar, prepare-o em assadeira untada e forrada com papel-manteiga untado e enfarinhado.

Rendimento: 18 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 45 minutos

BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS

Uma opção é envolver as crianças e os adultos em uma atividade artística simples e que pode ser feita em casa. Reciclando uma caixa de suco ou achocolatado, a técnica de pincéis da Condor, Denise Emery, ensina, passo a passo, como fazer um porta-chocolate que é a cara da Páscoa:

undefinedAprenda a fazer uma lembrança de Páscoa

O que você vai precisar:

  • Caixa de suco ou de achocolatado
  • Primer
  • EVA
  • Tinta acrílica nas cores cinza, rosa claro, rosa neon, preto e branco
  • Pincel Condor Ref. 473/ 12
  • Pinta bolinhas Condor Ref. 555
  • Kit Ana Bolinha Condor Ref. 515
  • Rolo de espuma Condor Ref. 982

Modo de Fazer:

1- Corte a parte superior da caixa de suco Tetra Pak. Lave e seque;

2- Use o rolinho de espuma Ref.982 e passe primer por toda a caixa, e espere secar;

3- Faça um círculo no centro da caixa e recorte;

4 – Com o rolinho de espuma Ref. 982 passe a tinta cinza. Se for necessário, aguarde a secagem para dar a segunda camada;

5- Use o batedor de espuma menor do Kit Ana Bolinha Ref. 515 e com a cor rosa faça as bochechas

6- Use as várias pontas do Kit Pinta bolinhas Ref. 555 para fazer os olhos, o focinho, dentes e a barbicha do coelho de acordo com o tamanho que deseja;

7- Corte as orelhas no EVA cinza. Depois com o pincel Ref. 473/12, pinte de rosa o centro das orelhas;
8- Use cola de silicone para colar as orelhas e colocar os acabamentos desejados, como laço de fita, gravata e florzinhas.
Para finalizar, na barriga do coelho pode ser colocado um bombom, ovinhos ou balinhas coloridas embrulhadas em pedaço de papel celofane.

Acompanhe as nossas publicações pelo site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua com a nossa campanha no Apoiase!

Fontes: divulgação | Imagens: pixabay e divulgação

Deixe sua resposta aqui