Morre nesta sexta-feira, 11/12 no Hospital Casa São Bernardo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro o cantor, compositor e ritmista, fundador do grupo Fundo de Quintal Ubirany, “O Vice“
- RAPPER MARC JAY DO GRUPO STILLO RADICAL MORRE NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
- CRIOLO ESTÁ QUASE ATINGINDO A MARCA DE 2 MILHÕES DE VIEWS COM O CLIPE ‘SISTEMA OBTUSO’
- CABAL E PROHIPHOP: RETORNO EM GRANDE ESTILO!
Morre aos 80 anos de idade, o músico Ubirany Felix do Nascimento, fundador do grupo Fundo de Quintal e criador do instrumento Repique de Mão, que se popularizou nas rodas de samba, sendo peça fundamental hoje em qualquer banda do gênero.
De acordo com a Agência Brasil, Ubirany faleceu nesta sexta-feira, 11/12 no Hospital Casa São Bernardo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vítima de complicações causadas pela Covid-19, o músico estava internado no hospital já há uma semana, quando foi diagnosticado com o vírus.
Ubirany foi revelado no Cacique de Ramos, berço do samba carioca, era chamado de “O Vice”, pois Bira seu irmão e companheiro de grupo ganhou o apelido de “O Presidente”.
“O samba que a gente ouve hoje tem influência direta do instrumento criado por Ubirany, que é o repique de mão”
Teresa Cristina – Cantora e Compositora
Juntos, o Fundo de Quintal conquistou 15 discos de ouro, três de platina e um Grammy Latino e outros diversos prêmios ao longo da longínqua carreira construída desde o final da década de 70 quando foram descobertos por nada mais nada menos que a grande sambista e rainha do samba Beth Carvalho, que em 1978 chamou o grupo para participar da gravação do disco histórico “De Pé no Chão”.
Toda a comunidade do samba e da música popular brasileira chora com a morte desse excepcional artista que contribuiu muito à nossa música.
Veja abaixo relato de Jorge Aragão e Zeca Pagodinho sobre a morte do cantor e compositor.
“Estou muito triste, sei que todo o meu segmento sempre soube do Ubirany e vai sentir muita falta”.
Jorge Aragão – Cantor e Compositor (Portal G1)
“O falecimento do meu amigo Ubirany, o ‘vice’, do Fundo de Quintal, do Cacique de Ramos, que me recebeu de braços abertos. Que Deus também o receba de braços abertos”
Zeca Pagodinho – Cantor e Compositor (Portal G1)
Categorias:ATUALIDADES, MÚSICA, SAÚDE E BEM ESTAR