LIVROS E O HÁBITO PELA LEITURA

Na minha estreia como colunista do Sala Secreta compartilho um dos grandes amores da minha história da vida: o hábito pela leitura e os livros

Sidnei Rodrigues de Andrade*

Salve parceiros!

Na minha estreia como colunista do Sala Secreta resolvi compartilhar com vocês os grandes amores da minha história da vida: o hábito pela leitura e os livros. Mas, antes de contar como as nossas histórias se cruzaram, pergunto: vocês sabem por quê comemoramos o Dia Nacional do Livro?

Pois bem, a data foi escolhida para homenagear a criação da maior instituição sociocultural do país: Fundação Biblioteca Nacional, fundada oficialmente em 29 de Outubro de 1810.

Fundação Biblioteca Nacional

Agora que sabemos a importância desta data comemorativa vamos aos fatos: recentemente fui convidado pela jornalista Isabel Série da Agência Brasil para participar de um especial do programa Repórter Brasil sobre o Dia do Livro, com três séries de reportagens especiais.

“Ao ler um livro, qualquer história vai impactar sua alma, coração e reflexão em vários aspectos da Escola da Vida”

Apresentadas no mês de outubro, a primeira delas (clique aqui) falou sobre a Biblioteca Guita e José Mindlin Brasiliana USP.

Por fim, na terceira reportagem conto a minha história de amor pela leitura e como transformei meu guarda-roupa numa biblioteca!

A série de reportagem ficou excelente, ganhou repercussão dando origem a outra matéria (clique aqui) no site da Agência Brasil que destaca diversas iniciativas em prol do conhecimento, educação e como uma menino analfabeto se desafiou, e por quê não as estatísticas?, tornando-se um dos maiores leitores do Brasil.

Agência Brasil: Conheça a história de superação de uns dos “maiores leitores do Brasil”

Sala Secreta: Livraria da Vila recebe lançamento do livro, Despertar do Mestre, com texto de Sidney Rodrigues

Em momentos de solidão, foram os livros meus principais companheiros, amigos e professores na explicação das lições da Escola da Vida. Muito difícil escolher, quais deles foram essenciais, me ajudando e incentivando a continuar lutando pela jóia mais preciosa que devemos preservar: a vida!

Há uma reflexão do filme Patch Adams, interpretado pelo autor norte-americano já falecido Robin William que diz: “Todo ser humano, causa impacto em qualquer ser humano” – Adams, Patch.

Ao ler um livro, qualquer história vai impactar sua alma, coração e reflexão em vários aspectos da Escola da Vida. Por isso, leia, aprenda e agradeça a dádiva de ter algo tão maravilhoso em suas mãos!

Agradeço pela companhia e leitura desse que vos escreve, até uma próxima!

Sidnei Rodrigues de Andrade
Colunista

*Sidnei Rodrigues de Andrade – Bibliotecário, apaixonado pelo universo da literatura, Co-autor do livro Despertar do Mestre e colunista do Sala Secreta, Blog da Monitoria Cientifica FaBCi ( Admiráveis Bibliotecas Comunitárias) e Bibliothiking. Nas redes sociais, administrada as páginas do Facebook: Biblioteconomia –FESPSP, Atividades Complementares FaBCi – FESPSP e co-administrada a Rede de Pesquisador@s das Literaturas de autoria Negra e Afro-Brasileira.

FacebookInstagram

Acompanhe as nossas publicações pelo site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua com a nossa campanha no Apoia.se!

Fotos: Divulgação

Deixe sua resposta aqui