JA_É: JORNADA DIGITAL PARA IMPULSIONAR POTÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Iniciativa online da Artemisia e Accenture irá selecionar 400 participantes de todo o Brasil, dando suporte a grupos de afroempreendedores e empreendedores que atuem nas periferias e comunidades de baixa renda

A pandemia acelerou a necessidade dos empreendedores se adaptarem à era digital, repensando os processos internos e os canais de venda para o online. Frente a esse cenário, no qual muitos negócios micro e pequenos precisam de apoio para a transição, surge o programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores(as). Resultado da parceria da Artemisia e Accenture, a iniciativa online, conduzida por WhatsApp no período de seis semanas, deve movimentar cerca de 400 empreendedores brasileiros de pequeno porte. A ação irá disponibilizar conteúdos voltados a auxiliar os negócios no processo interno de gestão e vendas em canais digitais.

Aulas exclusivas com nomes que são referência do ecossistema empreendedor – como Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e PretaHub – são parte da programação. As inscrições estão abertas de 15 de setembro a 6 de outubro. A formação acontece de 26 de outubro a 4 de dezembro. Mais informações sobre o programa e o formulário para inscrição podem ser acessados no site: www.impactosocial.artemisia.org.br/jornada-empreendedora

Com parceria estratégica da PretaHub e Fundação Arymax; e apoio da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) e da Migraflix, a iniciativa tem o objetivo de dar suporte a dois grupos: empreendedores que atuem em áreas de baixa mobilidade social (periferias e comunidades de baixa renda) e afroempreendedores – ambos com grande potencial de consolidar os negócios no ambiente digital –, para que possam potencializar a digitalização dos próprios canais de venda e modernizar os processos de gestão e produção. A proposta se baseia na premissa de que, muitas vezes, uma simples reorganização tem potencial para aumentar a produtividade e a eficiência de micro e pequenas empresas; ao incorporar tais inovações, há incremento nas vendas, redução de custo e aumento na renda do empreendedor.

O programa foi pensado para trazer resultados rápidos e efetivos para micro e pequenos negócios, em formato prático e adaptado à realidade dos empreendedores, que poderão seguir a jornada online no horário, local e ritmo que melhor se encaixe em sua rotina. A iniciativa conta com o suporte tecnológico da LYS, que apoiou a criação dos conteúdos em uma metodologia digital baseada em conceitos da neurociência, como o nano learninglearning by doing e nudging. Utiliza-se de linguagem empática e engajadora, interações constantes e acompanhamento individual de cada participante para melhores resultados. Entre os módulos que fazem parte da jornada: Proposta de Valor, Cliente, Rentabilidade, Canais de Vendas Online, Inovação nas Atividades-chave, Gestão Financeira, Planejamento e Metas; e Acesso a Crédito.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, investir em empresas com esse perfil é apoiar uma engrenagem muito transformadora. “Quanto mais produtiva uma empresa é, mais valor ela gera para a própria comunidade do entorno, movimentando a economia local, gerando renda e emprego. O fortalecimento desses empreendedores dialoga com medidas para apoiar a inclusão produtiva no país, sendo uma forma de impulsionar o nível de renda e apoiar a redução da exclusão social”, afirma.

Maure acrescenta que há muito potencial entre os empreendedores brasileiros e, com o apoio correto, eles podem melhorar as próprias empresas e driblar os desafios da atual crise. “No Brasil, pequenos negócios respondem por 52,2% dos empregos gerados e existem mais de 8 milhões de microempreendedores individuais (MEI), de acordo com o Sebrae. O momento atual acelerou a necessidade de repensarem processos internos e canais de vendas para que pudessem seguir com as atividades e manter suas empresas ativas. Porém, muitos precisam de apoio para se adequarem ao novo contexto. Com esse norte, Artemisia e Accenture se uniram para desenvolver e correalizar essa iniciativa inédita, que busca reduzir as barreiras de letramento digital dos empreendedores, com conteúdos práticos e gratuitos.

“Usamos nossos conhecimentos em inovação para ajudar a enfrentar os desafios sociais em um contexto de transformação digital. Assumimos o compromisso de somar nossas expertises para alcançar impactos ainda maiores. Empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribui para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de um mercado de trabalho com mais diversidade e inclusão”, comenta Matthew Govier, diretor da Accenture e líder de Cidadania Corporativa para América Latina.

“A inclusão digital de micro e pequenos empreendedores, que já era importante, agora se tornou urgente. A internet é hoje um ambiente fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio. Ao contribuir para reduzir as barreiras e democratizar o acesso e permanência dos pequenos negócios no mundo digital, o programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores(as) ajuda a promover a inclusão produtiva no Brasil, fortalecendo empreendedores e seus negócios e preservando os empregos associados a eles”, analisa Vivianne Naigeborin, superintendente da Fundação Arymax.  

Para participar, os empreendedores devem ter negócios ativos; com produtos e serviços que já estejam vendendo ou tenham potencial de iniciar as vendas pela internet. Um ponto importante é que os participantes não precisam estar formalizados, ou seja, os informais também estão qualificados a participar do processo de seleção. Com um modelo inovador e escalável, o programa permitirá potencializar negócios de um grande número de brasileiros nos quatro cantos do país. Os 20 empreendedores que mais se destacarem ao longo do processo irão receber, cada um, R$ 1.500,00 para usarem em ações que apoiem melhorias, como otimização de processos internos ou digitalização das vendas.

As inscrições estão abertas até 6 de outubro. Mais informações sobre o programa e o formulário para inscrição podem ser acessados no site: www.impactosocial.artemisia.org.br/jornada-empreendedora

Imagens: Divulgação

Acompanhe as nossas publicações no site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua conosco para continuarmos gerando conteúdos para vocês no Apoia.se! Caso  não possa nos  apoiar mensalmente, você pode contribuir com qualquer valor efetuando um depósito para o Sala Secreta 3S no Banco do Brasil  | Agência: 6966-3  | Conta Corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01 

Nosso Muito Obrigado, equipe Sala Secreta!
Para mais informações, envie  email para:  
imprensa@salasecreta3s.com

Deixe sua resposta aqui