HOMENAGENS PARA MARIELLE FRANCO EM SEU 41° ANIVERSÁRIO

Assassinada em Março de 2018, a vereadora e ativista carioca Marielle Franco completaria hoje se estivesse viva, 41 anos de idade.

Foto: Marielle Franco (Reprodução Socialismo Criativo)



Nesta segunda-feira Marielle Franco (Psol-RJ) vereadora que lutava pelos Direitos Humanos e Civis da população negra e pobre do Rio de Janeiro completaria 41 anos de idade se estivesse viva.

O crime ainda não foi solucionado e anda em passos lentos as investigações sobre o crime que culminou na morte da vereadora e de seu motorista Anderson Gomes.

Após sua trágica morte Marielle ganhou várias homenagens como por exemplo um documentário exibido pela Rede Globo de Televisão, disponível na Globo Play desde março deste ano, com direção de José Padilha, roteiro de George Moura e Antonia Pellegrino.

Foto: Divulgação (Reprodução Globoplay)



Uma homenagem super bacana foi a produção de uma animação baseada no conto sobre resistência e conquistas das minorias “A Lenda do Tambor”. O conto foi ilustrado pela série documental “Sankofa – A África que te habita”, narrada pela atriz Zezé Motta.

Outra grande homenagem foi a “Casa de Cultura Marielle Franco”, localizada no centro do Rio de Janeiro que busca resgatar as memórias de vida pessoal e política da vereadora que influenciou muitas pessoas por sua luta e crença.

Foto: Casa de Cultura Marielle Franco (Reprodução Flickr)



Em 2019, foi tema no samba-enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira que além da homenagem a célebre Marielle também se consagraram campeã na Sapucaí neste mesmo ano.

Em Paris, ganhou um jardim suspenso com o seu nome, em frente à Gare de l’Est, uma das principais estações de trem da cidade. A Câmara Municipal de Paris aprovou o projeto por unanimidade.

Várias personalidades e organizações publicaram homenagem a ela, vale salientar twitts do seu partido Psol, do Instituto Marielle Franco, políticos como Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Guilherme Boulos (Psol-SP).

Foto: Twitter (Reprodução perfil Psol)



Também no último domingo, 26 a cantora Elza Soares e o rapper Flávio Renegado fizeram um show em sua homenagem no canal do Instituto Marielle Franco.

São várias homenagens por todo país e pelo mundo, assim mantemos vivos sua memória e sua luta. Marielle Franco continua presente e estará viva nos corações de quem luta por direitos dos menos favorecidos e marginalizados.

Foto: Elza Soares e Flávio Renegado (Reprodução Folha PE)

Assista o recado em vídeo que a ativista Ângela Davis publicou para a aniversariante do dia Marielle Franco

Deixe sua resposta aqui