FOLCLORE BRASILEIRO: 5 LIVROS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL

Obras reúnem histórias que fazem parte da formação cultural brasileira

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia Internacional do Folclore é de grande importância para a valorização, respeito e preservação das manifestações folclóricas de um país.

O folclore brasileiro pode ser considerado um dos mais ricos do mundo, por sua diversidade, junção de etnias e culturas e é, por meio dele, que se mantém a identidade cultural de um povo.

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada.

O autor do termo foi o arqueólogo inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.  Trecho livro Uma Viagem através do Folclore Brasileiro, Israel Foguel


E para celebrar este dia, reunimos 5 livros do Clube de Autores para que a cultura brasileira continue sendo passada de geração em geração:

 Folclore, Gabriel Zanata

O autor, Gabriel Zanata, traz as lendas mais populares do folclore brasileiro, contadas de uma maneira diferente. Um jeito novo, aterrorizante e criativo de conhecer sobre a cultura do Brasil. 

Deu a louca no Folclore, Dudu Almeida

A história fictícia conta sobre um folclore que está enlouquecido e correndo o risco de desaparecer. Macunaíma é o único que pode salvar esses personagens, as lendas, as canções, a linguagem folclórica e impedir que toda riqueza brasileira desapareça completamente.

 Lendas Contos e Tradições do Folclore brasileiro, Marco A. Stanojev Pereira

Neste livro está presente diversas lendas e tradições do folclore brasileiro em formas de contos. Ao todo são 37 textos que criam uma característica folclórica própria.  

LEIA MAIS: AUTORAS NEGRAS E ÍNDIAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

OBRAS PARA CELEBRAR O DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

QUARENTENA CRIATIVA: 8 PASSOS PARA PUBLICAR UM LIVRO

Uma Viagem através do Folclore Brasiliro, Israel Foguel

O livro faz uma viagem pelo folclore brasileiro, mitos, lendas, comidas típicas, músicas folclóricas e muito mais. Mostrando também qual a importância para um país de conhecer as raízes de suas tradições populares. 

Poesias do Folclore, Mariele Tavares

Mais de 20 lendas e mitos, que fazem parte do folclore brasileiro, como: Vitória Régia, Curupira, Boto cor de Rosa e Mula sem Cabeça, são contadas em forma de poesia nesta obra. 

Faça parte do nosso time de apoiadores, assim nos ajudará a produzir novos conteúdos. Somos uma mídia independente que ama o que faz! Acesse nossa campanha no Apoia.se e contribua conosco! Se preferir fazer uma doação espontânea: Sala Secreta 3S – Banco do Brasil (001) | agência: 6966-3 | conta corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01.

Nossos parceiros e apoiadores terão descontos especiais em todos os produtos da 3SG Store e também em nossos serviços! Entre em contato conosco para mais informações.

Deixe sua resposta aqui