ESPECIAL MULHERES DE LUTA

Neste domingo, 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Para além deste dia simbólico, mulheres do Brasil e do Mundo se mantêm firmes, transpondo séculos de história, para o fim da guerra da desigualdade nas relações pessoais, sociais e de trabalho.

Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 70, a data simboliza parte da batalha iniciada, em 1909, por mulheres americanas que foram às ruas lutar por melhores condições de trabalho.

A partir daí, mulheres de todo o mundo iniciaram uma série de manifestações em prol dos direitos femininos. Dois anos depois, o estopim: um incêndio em uma fábrica têxtil, em Nova York, que vitimou 146 pessoas, sendo 125 delas mulheres, é considerado um dos marcos históricos para o Dia Internacional da Mulher.  

De lá para cá, muito se avançou, mas, não o suficiente para extirpar o machismo, injustiças e todo sexismo que, ainda, nutrem números alarmantes de violência, preconceito e desigualdade socio-econômica e política.


Imerso nesta batalha, o Sala Secreta produziu o Especial Mulheres De Luta, série de reportagens especiais publicadas ao longo do mês.

Para além das flores, o empoderamento na busca  pela equidade nas relações  pessoais, sociais e de trabalho são alguns dos  temas abordados sob  vieses de mulheres que nos inspiram, com a suas histórias de vida e ativismo, a seguirmos firmes e unidas na construção de um mundo melhor para a humanidade.


Vem, sem medo, pois são muitas as batalhas, e a luta só começou:

fotos: arquivo pessoal e divulgação Sumaia Villela/Agência Brasil

LEIA:

A ARTE LIBERTÁRIA DE MÔNICA NADOR

PSICOLOGIA HUMANA E SAÚDE MENTAL, EM MEIO A PANDEMIA

EMANCIPAÇÃO FEMININA NEGRA AFRO-BRASILEIRA

EQUIDADE, VIRTUDES E CORAGEM. EIS, O “SEXO FRÁGIL”!

ONU MULHERES RECOMENDA QUE IGUALDADE DE GÊNERO SEJA INCLUÍDA NA RESPOSTA À PANDEMIA DE COVID-19

MULHERES REPRESENTAREM 52,63% DO ELEITORADO, MAS, SÃO MINORIA NA POLÍTICA

DESCUBRA 4 ÁREAS ONDE TÊM MENOS MULHERES ENSINANDO

1 resposta

Deixe sua resposta aqui