EQUIDADE, VIRTUDES E CORAGEM. EIS, O “SEXO FRÁGIL”!

Mulheres reais têm protagonizado suas vidas pessoais e profissionais. O que não anula, na maioria dos casos, a triste realidade de que em algum momento da vida, precisam abdicar ou pausar suas carreiras, em prol da família. Sem contar, as milhares de nascidas com o gene do “sexo frágil”, que são arrimo de família.

Por Ilana Bispo dos Santos*

“Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor excede o de finas joias”. (Provérbios 31:10).

Esta frase sempre me fez olhar para as mulheres de maneira especial e honrosa. Pois, se um livro tão especial e único como a Bíblia, compara a figura da mulher ao valor que excede a de uma joia, como não admirar esta figura tão essencial na formação de um ser?

É notável que um ser humano em formação, precisa da figura feminina para ensinar-lhe sobre os conceitos da sua essência. Mas, se pensarmos a respeito da importância e  representatividade da mulher no contexto histórico: Por quê há tanta necessidade de definir as questões de gênero, em feminino e masculino, para as novas gerações?

E a resposta vem imediatamente: Devido a deturpação da imagem da figura humana, que contribui para a desvalorização do ser. E isto não está apenas relacionado a tempos modernos, mas, principalmente, a mentes machistas que tem colaborado, ao longo dos séculos, para a desvalorização do potencial feminino.

E isso se dá de diversas maneiras, desde a associação da sua sensibilidade à fraqueza,  até a privação de direitos sociais básicos. Mas, enquanto para muitos empatia é sinal de fragilidade, para nós mulheres é uma das nossas (muitas) fontes de força e resistência.

Mulheres reais abdicam, na maioria dos casos, das suas necessidades pessoais e carreira profissional, em prol da família. É essa figura considerada “frágil”, que segue na batalha não cedendo as suas dores, para aliviar outras dores e, ainda assim, ser arrimo de família.

É esta mulher do século 21, que tem trabalhado duro para  resgatar sua feminilidade, enquanto se mantem forte para exigir direitos igualitários e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios diários do machismo opressor arraigado que tenta anular suas capacidades.

Mulher, estudante, profissional, esposa, mãe, filha, empreendedora, intelectual e tantos outros papeis desempenhados, com ou sem diplomas, nos faz professoras, com PhD em (sobre) viver.

É admirável a figura preciosa da mulher, mas, tem sido lamentável perceber como ainda somos subjugadas, desprezadas e desvalorizadas. Que possamos agradecer, em especial no dia 08 de março ( Dia Internacional da Mulher),  a cada mulher que influenciou ou contribuiu para a nossa formação pessoal ou profissional. A reconheça, simplesmente, como uma mulher virtuosa.

E para além, sigamos empoderadas na luta por um mundo, na qual a equidade seja vital não só para as mulheres, mas, para a humanidade.

Foto: pixabay

Ilana Bispo
Colunista

*Ilana Bispo, educadora e idealista que tem na Educação seu propósito de vida, é colunista no Sala Secreta

FacebookInstagram

10 respostas

  1. O que dizer desse texto? Falar que ele expressa muito bem a realidade da mulher é pouco.
    Muitas vezes deixamos de seguir o nossos sonhos para que os outros construa os deles , nos anulamos em quanto pessoa, para no fim sermos chamadas dê “sexo frágil” …frágeis podemos ate ser fisicamente! Mas somos fortes psicologicamente e sabemos que vamos sim, chegar onde quisermos por direito!
    Parabéns pelo texto Ilana que vc continue assim,essa mulher incrível que vc é!
    Que Deus te leve aonde nem seus sonhos ousaram chegar!

  2. Sábias palavras minha amiga! Bela reflexão, e ao mesmo tempo uma caracterização das mulheres de uma forma sensível e forte! Pois retrata cada uma delas, cada uma com suas particularidades, porém com garra em seguir em frente em busca dos seus sonhos! Feliz dia da Mulher!!

  3. Sábias palavras Ilana. Que nós mulheres possamos sempre nos lembrar do nosso valor, mesmo se por algumas vezes formos desprezadas e desvalorizadas. Somos quem nosso Deus amado diz que somos!!! Que Deus continue te abencoando. Parabéns pelo texto. Bjao!!! OBS: Bjos do Enzo “Biel” também rsss 😍🙏

  4. Lindo texto amiga. Como cristãs devemos saber do nosso valor para Deus. Nesse mundo tão injusto, tentam perverter o amor do Pai dizendo que não somos capazes. Linda reflexão!

  5. Ilana, suas ideias superam a expectativa do leitora aqui…a cada dia ….
    temos uma sensibilidade que foi confundido com fragilidade !!

    Sensibilidade que nos ajuda a desempenhar todos esses papéis que citou.

    Bjs

    Sucesso

      • Lindo Texto. Evidência que a mulher é forte e se desdobra em muitas atividades dentro e fora de casa, e que por conta de um mundo doente tem sido desvalorizada. Portanto, que venhamos valorizar as grandes mulheres a nossa volta.
        Parabéns pelo texto Ilana.

    • Texto maravilhoso, autêntico e nos dias de dias de dias de dias de lirlecopna para o quê fomos criadas,…👏👏👏👏👏👏👏

      • Gostei muito acho que tem tudo a ver …
        A mulher e e sempre será a base de tudo…
        Temos que sempre ver ela com respeito …
        E pela grande pessoa maravilhosa que e.
        A mulher tem que ser como o jardim sempre tratamento de excelência pra ela sempre floresce..

Deixe sua resposta aqui