DIA MUNDIAL DO ROCK

Hoje é o Dia Mundial do Rock, babies, pelo menos aqui no Brasil. Então, sente a rebeldia do som porque são muitas décadas de história, atitude e riffs no lance

animation loop GIF by rasalo

Pelo sim pelo não hoje é o Dia do Rock, babies. Pelo menos aqui no Brasil. Considerado um dos gêneros musicais mais populares do mundo, o rock reúne polêmicas em relação a sua comemoração. Celebrado desde o dia 13 de julho de 1985, o Dia Mundial Do Rock surgiu a partir da realização do festival de música Live Aid que entrou para a história ao reunir astros do rock mundial para ajudar as vítimas da fome na Etiópia, África.

Idealizado pelo cantor Phil Collins, o festival aconteceu de forma simultânea na Inglaterra e nos Estados Unidos, reunindo bandas como Led Zeppelin,Black Sabbath, Queen, U2, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting e Phil Collins, que tocou nos dois lugares. Desde então, há controvérsias de que o Dia Mundial do Rock só é comorado por aqui. Isso porque, segundo o site Aventuras na História, a declaração de que 13 de julho era o “dia mundial do Rock”, veio da empolgação do astro pop Phill Collins, ex-membro da banda de rock progressivo Genesis, que não encabeçava a playlist dos metaleiros, punks e afins, ficando elas por elas.

No entanto, em 1990, duas rádios paulistanas de rock, a 89 FM e a 97 FM, passaram a mencionar o episódio de Collins em sua  programação, tendo a ideia aceita pelos os ouvintes do rock in roll.

Entretanto, vamos combinar que são muitas décadas de história, atitude e riffs no lance. Enquanto alguns historiadores defendem que o marco zero do rock aconteceu em julho de 1954, quando o então o jovem caminhoneiro jovem  Elvis Presley entrou no Sun Studios, em Memphis nos EUA, e gravou That’s Allright Mamma; É sabido por qualquer do velho e bom rock in roll que Chuck Berry Bill Halley eram rockers pioneiros.

Combinando gospel, a folk, o blues, o rock and roll tem suas raízes fincadas nas décadas de 1940 e 1950. De origem inglesa, a palavra rock é uma metáfora para to shake up, to disturb or to incite (sacudir, perturbar ou incitar). Em 1937Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram “Rock It for Me”, que incluía na letra o verso So won’t you satisfy my soul with the rock and roll.

Já nos Estados Unidos, as comemorações acontecem no 9 de julho ( data de estreia do programa American Bandstand que popularizou o gênero da terra do Tio Sam); 5 de julho ( data que Elvis Presley gravou o seu primeiro hit That’s All Right) e no 11 de fevereiro ( primeira apresentação dos Beatles, em 1964).

rock and roll dance GIF by hoppip

Rock Brazuka

No Brasil, a onda rock in roll chegou em meados dos anos 50, com o músico de jazz carioca  Alberto Borges de Barros, o popular líder do Betinho e Seu Conjunto. Conforme destaca o site CifraClub, após volta dos Estados Unidos extasiado pelo gênero musical, Betinho e Seu Conjunto gravaram, em 1957, a música Enrolando O Rock, o primeiro rock cantado em português do Brasil.



De lá para cá, o rock in roll se firmou em solo brazuca, tendo os Mutantes ( banda de rock psicodélico formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sergio Dias “filhos” da Tropicália, movimento de contracultura vanguardista que revolucionou toda a estética cultural do país dos anos 60), tendo a jovem Guarda de Roberto Carlos, Eramos Carlos e Wanderléa na contramão.

Mutantes – Tropicália
Mutantes

Raul Seixas, o saudoso pai do rock e Maluco Beleza que junto com a já consagrada rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee e Arnaldo Baptista (ex-Mutantes), Renato Russo ( líder da banda de rock dos anos 80, Legião Urbana) e Max Cavalera ( do Sepultura, banda de trash metal dos anos 90) figurando na Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela revista Rolling Stones Brasil, em 2008.

elvis presley design GIF
Pai do rock brazuca, Raul Seixas estreou na cena com o álbum  Raulzito e os Panteras (1968) 

Enquanto há quem diga que os anos 80 foram tempos flamejantes na produção do rock nacional e internacional, por aqui bandas icônicas como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz e tantas outras representaram o rock in roll nacional na primeira edição do Rock in Rio, realizado em 1985, e que contou com grandes nomes da cena internacional

Por outro lado, há quem garanta que nunca o Brasil foi tão rock’n’roll quanto nos anos 1990. Raimundos, Chico Science, Skank, Planet Hemp, Mundo Livre S/A e outras jovens bandas mudaram o jeito de fazer música elétrica no país, tal qual a efervescência de selos independentes que surgiram na época. Produzido pelo jornalista Ricardo Alexandre, o documentário Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94 conta toda essa história a partir de uma história menor: a do Banguela Records, selo independente criado pelos Titãs em parceria com o produtor musical Carlos Eduardo Miranda, que faleceu em 22 de março de 2018, aos 56 anos.

rock n roll GIF

FILMES ROCK ‘N’ ROLL, BABIES!

rock and roll fox GIF by Animation Domination High-Def

São muitas décadas de histórias, atitude e riffs no lance. Então, confira alguns filmes rock ‘in roll e sente a rebeldia do som:

WOOD & STOCK : SEXO, ORÉGANO E ROCK N’ ROLL

Com produção baseada nos personagens do cartunista Angeli, o longa animado traz os bichos-grilos Wood e Stock que viveram intensamente o vapor barato total do flower power brasileiro. Embalados pela trilha sonora dos Mutantes, Raulzito, Novos Baianos, Tom Zé, Rita Lee, além de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Beatles, os personagens precisam encarar a realidade pós hippie.

QUASE FAMOSOS

Escrito, produzido e dirigido por Cameron Crowe, o filme conta a história de um adolescente de 15 anos que deseja ser jornalista musical consegue matéria para a revista Rolling Stone e passa a acompanhar a turnê de uma famosa banda de rock dos anos 70. O longa não só traz bandas mitológicas da década como The Who, Led Zeppelin e The Eagles como,também, narra uma parte da vida de Crowe que foi editor da Rolling Stone nos anos 70.

PINK FLOYD – THE WALL

Detroit Rock City (1999)

Ambientada em 1978, a comédia traz a história de quatro amigos adolescentes com uma banda cover do Kiss que tentam a todo custo ver o show dos seus ídolos na cidade americana de Detroit.

Gene Simmons Kiss GIF by Jeopardy!

Imagens: Pixabay

Categorias:MÚSICA, ROCK

Marcado como:, , , ,

Deixe sua resposta aqui