DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: CONHEÇA AS 5 FOTOS MAIS IMPACTANTES DA HISTÓRIA

Uma das maiores invenções de todos os tempos, a fotografia é a primeira e mais importante forma de se eternizar momentos.

Louis Jacques Mandé Daguerre – Foto: Reprodução / Photoarts Magazine

A data escolhida é dia 19 de agosto de 1839, foi nesse dia que foi apresentado pela Academia Francesa de Ciências, a invenção criada por Louis Daguerre chamada “Daguerreótipo”. O antecessor das câmeras fotográficas, que se tornou um dos equipamentos mais importantes da história da humanidade e transformou toda uma sociedade a partir de sua utilização.

Esse instrumento se é que podemos chamá-la assim, foi o primeiro equipamento que conseguiu captar um registro de um momento e eternizá-lo. Assim, influenciando em vários setores da sociedade como política, esporte, cultura, lazer, história, arte, economia, entre muitas outras atividades que conhecemos.

Podemos afirmar, no entanto, que a criação de Louis Daguerre foi um dos principais agentes transformadores da sociedade moderna em todo planeta.

Vamos destacar as cinco fotos mais impactantes da história da fotografia e os critérios utilizados foram exatamente o “impacto” da foto. Veja abaixo:

Conheça as 5 Fotos mais impactantes da História:

1. ‘O Homem do tanque’ da Praça da Paz Celestial (China) 1989

EFE / Jeff Wildener (Reprodução)

A fotografia foi tirada pelo fotojornalista norte americano Charlie Cole, em Pequim (China) e ganhou o Prêmio World Press Photo de 1989. A foto foi tirada momentos depois de haver um massacre de jovens ali naquele local.

De acordo com o Portal R7, em entrevista à agência EFE, Cole explicou que tirou a foto com uma Nikon e uma lente de 300 mm, de uma varanda distante, a cerca de 200 metros da cena, do quarto de Stuart Franklin (fotógrafo), no oitavo andar do hotel na Avenida Shang’An em Pequim.

2. ‘A Criança vietnamita’ – Guerra do Vietnã (Vietnã) 1972

Criança vietnamita – Reprodução DW

Em 08 de junho de 1972, após um bombardeio em seu vilarejo, uma criança de 9 anos e seus familiares correm desesperadamente para fugir do fogo provocado pelo ataque exército sul-vietnamita. O fogo destruiu totalmente as roupas da criança que teve grande parte do seu corpo queimado.

Nick Ut, da Agência Associated Press foi o responsável por registrar esse momento capturado por sua camera fotográfica que estava montada no local. Nick Ut por conta deste registro histórico ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Na foto que tem a criança ao centro, ao seu lado esquerdo estão dois de seus irmãos e ao seu lado direito estão dois de seus primos.

Leia Mais aqui

3. ‘Bomba Atômica em formato de cogumelo em Hiroshima e Nagasaki’ (Japão) 1945

Bomba atômica em Nagasaki, 1945 – Reprodução / Obvious

Em 06 de agosto de 1945, aviões norte-americanos bombardearam a cidade de Hiroshima, com uma bomba atômica. O ato deixou centenas de mortos e devastou a cidade deixando seqüelas permanentes. Dois dias depois, os americanos voltaram a bombardear outra cidade japonesa, Nagasaki e novamente a destruição foi devastadora para todos os japoneses. Sem dúvida nenhuma, essa foto retrata a dimensão do horror que foi estabelecido a partir daquele momento.

Leia mais clique aqui

4. ‘Criança síria morta em praia turca’ Bodrum (Turquia) 2015

Criança síria morta em orla da praia em Bodrum, Turquia (2015) – Reprodução / G1

Uma foto chocante descreveu o horror da crise migratória provocada pelas guerras civis no Oriente Médio. Naquele dia em 02 de setembro de 2015, houve dois naufrágios naquele dia por ali e segundo a polícia paramilitar turca houve 12 mortes naquele dia.

Saiba mais, no Portal G1

5. ‘A Menina Afegã’ – Peshawar, Afeganistão (1984)

A menina afegã – Steve McCurry / National Geographic (Reprodução) 1984

Em dezembro de 1984 o fotógrafo Steve McCurry era contratado pela Revista National Geographic para cobrir o conflito que se estendia no Afeganistão. Na divisa com o Paquistão, perto de Peshawar em um dos campos de refugiados, que encontrou a jovem Sharbat Gula.

Leia mais sobre, clique aqui


Faça parte do nosso time de apoiadores, assim nos ajudará a produzir novos conteúdos. Somos uma mídia independente que ama o que faz! Acesse nossa campanha no Apoia.se e contribua conosco! Se preferir fazer uma doação espontânea, nossa conta é: Sala Secreta 3S – Banco do Brasil (001) | agência: 6966-3 | conta corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01.

  • Nossos parceiros e apoiadores terão descontos especiais em todos os produtos da 3SG Store e também em nossos serviços! Entre em contato conosco para maiores informações.

Deixe sua resposta aqui