DIA DAS MÃES: SER MÃE, UM POEMA ÀS MÃES

Neste Dia das Mães, comemorado a distância pelo isolamento em razão da pandemia do coronavírus, a nossa homenagem para amenizar a saudade vem do poema Ser Mãe, escrito pela educadora e colunista Ilana Bispo dos Santos a todas às mães:

Ser Mãe

Por Ilana Bispo dos Santos*

Ser mãe, não é estar ou se sentir preparada para exercer a prática do ofício.

Ser mãe é poder doar-se ao outro e entregar—lhe apenas o sentimento mais nobre, singelo e profundo: O amor.

 Ser mãe, é abrir mão das noites de seu sono para proporcionar aos filhos uma noite tranquila e cheia de esperança para o próximo dia.

Ser mãe é abrir mão do seu pão de cada dia para alimentar aqueles que estão sob a sua responsabilidade e que são dependentes da sua atenção e cuidado.

Ser mãe é poder sorrir para o filho no meio do caos e dizer que tudo vai ficar bem, mesmo que para ela, tudo esteja mal .

Ser mãe é viver para proporcionar aos filhos os melhores dias, mesmo que ela nunca tenha tido um pai ou mãe que lhe propusesse isto. É sorrir em meio a dor e recolher as lágrimas para que seus filhos não a vejam chorar. É manifestar afeto, mesmo que nunca tenha recebido, e clamar para que seus filhos, sejam homens ou mulheres de bem. Bons cidadãos para a nação.

Ser mãe é dar, mesmo sem receber. É cantar sem saber. É ganhar enquanto perde e os méritos nunca receber.

Ser mãe é unir os que se afastam, reunir e celebrar sempre para que todos se abracem. Ser mãe é proporcionar sorrisos aos rostos tristes e dar alimento aos famintos.

Ser mãe é uma dádiva para aquelas que querem servir e não ser servida. É doar ao outro a sua própria vida, e mesmo quando homenageada não se sentir merecedora, porque ser mãe vai além de qualquer expectativa.

Parabéns a todas às mães!

Ilana Bispo
Colunista

*Ilana Bispo, educadora e idealista que tem na Educação seu propósito de vida, é colunista no Sala Secreta

FacebookInstagram










Acompanhe as nossas publicações pelo site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua com a nossa campanha no Apoia.se!

Fotos: Pixabay

Deixe sua resposta aqui