CULTURA BRAZUCA: (RE) DESCOBRINDO O BRASIL DE CASA

Que tal seguir com a gente celebrando o recém completado 520 anos do Brasil, (re) descobrindo a nossa história sem sair de casa? Pensando nisso, preparamos um roteiro cultural com tours virtuais gratuitos por museus do Brasil e do mundo que, por meio de ações e parceria com o Google Arts & Culture, abriram seus acervos nos conduzindo pela formação histórica cultural do povo e nação brasileira, Sem contar, é claro, que também preparamos a  Playlist Sala Brazuca com uma seleção musical para cantar a  nossa história. Solta o play, porque lá vem história:

Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818, o Museu Nacional não é só a mais antiga instituição científica do Brasil, mas, também o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, que incluem coleções de etnologia com objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, afro-brasileira e do pacífico.  Localizado no Paço de São Cristóvão, no Rio de Janeiro- local que serviu de residência para a família real-, a instituição teve seu acervo destruído em um incêndio em 2018. Desde então, a instituição segue em processo de recuperação das obras e reconstrução do prédio. Dentre as exposições virtuais, destaque para as mostras: Por dentro do Museu Nacional, que permite explorar como o museu era antes do incêndio;  Mostra Brasil Índigena e Kumbukumbu: cultura africana.

Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Índio segue preservando e divulgando a diversidade histórica e cultural das centenas de povos indígenas brasileiros. Mantido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a instituição conta com um acervo, em sua maioria produzido pelos próprios índios, que reúne: 833.221 registros textuais, a partir do século XIX, 268.623 imagens fotográficas, 599 filmes e vídeos, além de 1.626 horas de imagens em movimento e 1.295 arquivos sonoros.

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, São Paulo, integra a rede de  Museus Históricos e Pedagógicos do estado de São Paulo. Fundado em 1966, promove construções de memórias de seus habitantes, indígenas e não indígenas, exercendo ações sociais e educacionais.

Por meio do tour virtual em 360º, os visitantes têm acesso ao acervo com cerca de 38 mil obras  que revelam a história da região, e integram uma das mais importantes coleções etnográficas do país

Dividido por meio de Núcleos temáticos, o acervo do Museu Afro Brasil dispõe de de 6 mil obras de arte que refletem a trajetória e importantes influências de múltiplos universos culturais africanos, indígenas e afro-brasileiro na construção da sociedade brasileira, desde o séc. XVI até os dias atuais.

Localizado dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a instituição disponibiliza por meio do seu acervo digital centenas de obras do núcleo de arte africana tradicional do museu, além de dados de pesquisa das obras.  

Inaugurado em 16 de março de 1943, o Museu Imperial de Petrópolis reúne um acervo de quase 300 mil itens, além de exposições que recontam a história nacional e instalações que reproduzem o cotidiano da família real na cidade de Petrópolis e do Rio de Janeiro.

MASP

Gallery of AD Classics: São Paulo Museum of Art (MASP) / Lina Bo ...
Acervo em transformação - MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis ...

Primeiro museu moderno do país, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, foi fundado em 1947 pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand. Localizado na Av. Paulista, o museu  projetado por  Lina Bo Bardi se tornou um marco arquitetônico do sec.XX, ao dispor de espaços amplos e livres, com exposições suspensas e transparentes que aproximam o público do acervo. Atualmente, o MASP conta com seis exposições online, dentre elas Arte do Brasil até 1900

Integrando o conjunto de museus da Universidade de São Paulo ( USP), o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, reúne cerca de 450 mil itens em seu acervo. Na exposição virtual, a Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga: os visitantes são convidados a repensar o processo de criação da renomada tela Independência ou Morte, pintor paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Mello.

Desde o início do período de isolamento social, o Museu Casa de Portinari, integra a campanha #CulturaEmCasa e promove, diariamente, diversas atividades virtuais para crianças e adultos.  Na programação virtual, destaque para as exposições “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico”, que revela por meio de fotos e textos a história da estação ferroviária de Brodowski (SP); “Galeria a Céu Aberto”, que estimula a formação e a projeção de novos talentos e a exibição do programa De Lá Pra Cá, exibido em 2012, que mostra Portinari por meio de sua pintura e conta com a participação do poeta Ferreira Gullar, o artista plástico Hélio Dias Pereira e o escritor e filho João Candido Portinari. Para acompanhar a programação siga as redes sociais do museu: @museucasadeportinari.

MUSEUS PELO MUNDO

Milhares de museus em todo o mundo disponibilizam suas coleções de artes, em parceria com o Google Arts & Culture. Faça sua rota virtual e explore de A-Z tesouros espalhados por todos os continentes.

Construído a pedido de  D.Pedro III, em 1747, O Palácio Nacional de Queluz, em Portugal,  serviu de residência para a família real de 1794 até à partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.  No acervo online, destaque para exposição D. PEDRO D’ALCÂNTARA Imperador do Brasil Rei de Portugal que revela um dos períodos mais marcantes da história luso-brasilera.

Visite as exposições e atividades virtuais de um dos mais famosos museus do mundo. São inúmeras exposições online e atividades interativas que inclui um app  de realidade virtual da Mona Lisa. Acompanhe a programação nas redes sociais do museu @museedulouvre


Acompanhe as nossas publicações pelo site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua com a nossa campanha no Apoia.se!

Deixe sua resposta aqui