CRIATIVAR: FESTIVAL INTERNACIONAL DE SANTOS

1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade contará com mais de 40 atividades online gratuitas. Painéis e debates terão por foco economia criativa e inovadora, além da construção de uma nova sociedade

A criatividade irá pautar o futuro. Essa premissa, compartilhada por estudiosos de diversas áreas do conhecimento humano, norteia o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade. Com transmissão em plataformas de streaming a partir de Santos, o CriAtivar reúne de 24 a 27 de setembro mais de 40 atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos. Especialistas nacionais e internacionais, como Brian Solis e Domenico De Masi, debaterão temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial.

O evento CriAtivar surge como uma convergência com a Santos Criativa– selo adotado pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. Em 2020, a cidade realizaria, pela primeira vez na América Latina, o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diante da pandemia, que demandou o cancelamento de atividades presenciais, o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade se estabelece como alternativa qualificada e disruptiva, muito alinhada ao vanguardismo de Santos. O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa; a curadoria é do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via PROAC. 

Para Denise Covas, uma das organizadoras do evento, Santos sempre foi marcada pela vanguarda por ser aberta para o mundo. “A cidade sempre acolheu pessoas de diferentes nacionalidades, que buscavam oportunidades para empreender a própria vida e criar negócios. Ao longo da história, está no DNA de Santos ser disruptiva nos temas e nos costumes. O CriAtivar vai explorar exatamente essas possibilidades santistas. Olhando e integrando o mundo; reconhecendo as próprias potencialidades, queremos provocar reflexões, sobretudo, associadas à economia criativa e à inovação. Esse olhar para dentro e para fora é essencial para repensar novos caminhos para a sociedade”, afirma Denise.

De acordo com a executiva, a ênfase na economia criativa está baseada no potencial de negócios do setor.  O mapeamento Indústria Criativa no Brasil mostra que o PIB Criativo totalizou R$ 171,5 bilhões, em 2017, representando 2,61% de toda a riqueza produzida no território nacional e contando com mais de 800 mil trabalhadores formais no período. “Essa pesquisa da Firjan Senai comprova que estamos diante de um setor com grande potencial de contribuir com a economia e gerar empregos”, afirma.  

Danilo Tavares, fundador da Zopp Criativa, avalia que o Criativar será uma oportunidade de trocar experiências com iniciativas inovadoras e disruptivas – seja nas periferias ou nos centros econômicos nacionais e internacionais, nos festivais ou no cinema, nas startups ou nas usinas criativas ou nos empreendimentos solidários, na arquitetura ou no design. slogan Expanda a sua visão de futuro é um convite para acreditar no poder da criatividade e do diálogo para a construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Esse é o momento para sonharmos e desenharmos o futuro”, pontua.

O evento tem a cocuradoria de Mariana Nobre, gestora do Atelier do Futuro. Santista – especialista em novos cenários culturais, inovação em tendências –, ela lembra que é importante evidenciar o que fez Santos conquistar a escolha da Cidade Criativa para sediar o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco. “A proposta da cidade tem como tema ‘Criatividade, caminho para a Igualdade’, com o objetivo de demonstrar o poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para a redução das desigualdades no mundo. Esse é um tema de extrema importância para a reconstrução econômica da cidade em um cenário pós-pandemia; por isso, está em total consonância com a proposta do Criativar”, reforça.

PROGRAMAÇÃO | EIXOS

Confira aqui a programação completa, que reúne mais de 40 atividades on-line gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos:

ícone 1.png

CIDADE CRIATIVA

_De uma economia criativa a uma cidade criativa: alternativas de desenvolvimento econômico.
_Negócios criativos e requalificação urbana.
_Entendendo os movimentos #beofficeless e #foracidadegrande: a diáspora dos criativos.
_A força da identidade local: hiperlocalismo e place branding.
_Centro: um polo criativo.
_Usinas criativas para um mundo pós-covid.
_Cidade criativa para além do empreendedorismo branco.

ícone 2.png

 TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

_Canabusiness: a revolução canábica.
_Para além dos unicórnios: cases de startups santistas.
_Economia prateada: a revolução da longevidade.
_Desafios das mulheres no empreendedorismo.
_Empregabilidade e empreendedorismo trans.

ícone 3.png

FUTURO, SUSTENTABILIDADE, IMPACTO E CIDADANIA

_Agenda 2030: compromissos com o milênio, entendendo as ODS da ONU.
_Laboratórios cívicos: a imaginação coletiva.
_O poder do brincar: da saúde mental à transformação social.
_Renda básica universal: equidade para o futuro.
_Arqueologia do futuro: Santos, historicamente criativa.
_Dinheiro para um novo mundo: moedas sociais e novas visões de crédito.
_Liberte o futuro: a desigualdade global é hostil para as futuras gerações.
_ Afrofuturismo: um lúcido paradigma para o futuro.
_Humanismo urgente: as questões fundamentais para o porvir.
_O futuro do trabalho e o trabalho do futuro.
_A inovação está na natureza: olhares da agricultura urbana, da ecogastronomia e da biomimética.
_Mobilidade e inclusão.
_Financiando projetos: match de investidores, matchfunding e leis de incentivo.

ícone 4.png

CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE

_É possível ensinar criatividade?
_Criatividade na quebrada: do Vale do Silício ao Vale do Silêncio.
_Ócio e tempo livre: de subversivos a revolucionários.
_Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Moda.
_Resistentes e Inovadores: os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books.
_Mercado da voz: você já pensou em usar a sua?
_Desafios da equidade na produção cultural.
_O movimento maker e a construção de novas realidades.
_Novos papéis dos influenciadores digitais.
_As reinações da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo?
_A era da curadoria.
_Empreendendo na música.
_Como transformar Santos em um polo do audiovisual?
_Audiovisual expandindo: realidade virtual e aumentada, animação; games e video mapping.
_Cinema nacional: rumos e resistência

SERVIÇO
Evento: CriAtivar – 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade
Quando: de 24 a 27 de setembro
Onde: redes sociais do CriAtivar @festivalcriativar

Acompanhe as nossas publicações no site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua conosco para continuarmos gerando conteúdos para vocês no Apoia.se! Caso  não possa nos  apoiar mensalmente, você pode contribuir com qualquer valor efetuando um depósito para o Sala Secreta 3S no Banco do Brasil  | Agência: 6966-3  | Conta Corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01 

Nosso Muito Obrigado, equipe Sala Secreta!
Para mais informações, envie  email para: 
imprensa@salasecreta3s.com

Deixe sua resposta aqui