Sala Secreta

CORONAVÍRUS NO BRASIL: SAIBA O QUE É E COMO SE PROTEGER

Anúncios

Ministério da Saúde, divulga recomendações para conter avanço da pandemia que já registra 121 casos no país, e afeta mais de 109 países no mundo

Neste sábado (14/03),  o Ministério da Saúde atualizou o boletim epidemiológico Covid-19,  indicando 121casos confirmados, e outros  1.496 suspeitos.

Ainda de acordo com o Ministério, 13 estados registram casos de contaminação, liderados por São Paulo ( 65 ) Rio de Janeiro (22), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6) e Distrito Federal (6), Santa Catarina (4), Goiás (3), Minas Gerais (2), Pernambuco (2), Bahia (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Rio Grande do Norte (1).

No entanto, mesmo com a confirmação dos casos suspeitos, não é possível identificar a origem da infecção, ou seja: o vírus já está circulando no país.

“No que se refere ao isolamento domiciliar voluntário de pessoas assintomáticas que vieram de viagens ao exterior, será necessário uma orientação técnica, inclusive, se necessário, para adequar a vigilância local e quando da validade de sua pertinência.

Com a suspensão, fica valendo a recomendação de isolamento domiciliar de pessoas com sintomas (febre + sintomas respiratórios) vinda do exterior, incluindo cruzeiros.

Com isso, cada caso será analisado com a autoridade de saúde local.

Finalmente, não houve suspensão, mas uma modificação sobre a orientação para grandes eventos. Eles valem a partir da detecção de transmissão local do vírus Covid-19″, destacou o  boletim divulgado pelo Ministério. 

Na sexta-feira (13/03), durante coletiva de imprensa, o Ministério divulgou   recomendações  aos gestores municipais e estaduais  para conter a proliferação do vírus.

Pandemia

Declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março, a pandemia de COVID-19, afeta mais de 109 países tendo infectado mais de 100 mil pessoas e causado mais de 3 mil mortes em todo o mundo.

Saiba o que é coronavírus (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Confira, a seguir o vídeo divulgado pelo Ministério da Saúde com medidas para prevenção do contágio:



Fonte: Divulgação Ministério da Saúde

Foto: pixabay

Sair da versão mobile