#BORA TESTAR: REÚNE CAMPANHA E FESTIVAL EM PROL DAS COMUNIDADES INDÍGENAS E PERIFÉRICAS

Projeto Bora Testar segue em campanha para levar testes de diagnóstico às comunidades indígenas e periféricas das grandes cidades do país

Criado a partir da necessidade de atender uma parcela da população em maior estado de vulnerabilidade ao contágio por Covid-19, o Projeto Bora Testar quer levar para todo o país testes de diagnóstico às favelas e comunidades indígenas e periféricas das grandes cidades.

E para conscientizar que a pandemia da Covid-19 já atingiu ao menos 145 povos indígenas em terras brasileiras e há mais de 21 mil casos notificados nas aldeias do país, o projeto social Bora Testar em parceria com o DJ MAM reuniu no último sábado Gilberto Gil e grandes estrelas da música brasileira, como Criolo, Margareth Menezes e Chico Cesar, e também das artes visuais, audiovisual e cinema, como Ernesto Neto, Oskar Metsavaht e Letícia Sabatella, para participação da Live Demarcação Já Remix.

Live: Festival Demarcação Já reuniu Gilberto Gil, Criolo, Chico Cesar, artistas indígenas e DJ MAM

O evento também trouxe artistas indígenas, a cantora DJuena Tikuna e o coral Guarani Tenonderã. Um momento de união entre povos com participação de artistas aborígenes da Austrália transformando a atração em um misto de documentário, exposição artística e muita música, alternada com o refrão que cantava por demarcação das terras indígenas.

Dezenas de pessoas pediam para que os povos indígenas fossem mantidos em suas terras e pediam demarcação já para os guardiões da terra, que vem sendo atacada por garimpeiros e por grandes queimadas produzidas por um desmatamento sem controle.

A Live reuniu quase 4 mil participantes e até o momento chega a 50 mil visualizações. “Foi um grande sucesso que incentiva a campanha a seguir”, afirma Claudia Daré, uma das organizadoras da campanha. O público participou e ajudou a arrecadar mais de 50% do valor proposto para viabilizar a compra de testes rápidos para as comunidades indígenas mais vulneráveis em parceria com a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Criado e idealizado pela AlchemyLatam Intersect PR e Outdoor Social, o Projeto Bora Testar conta com quatro pilares básicos: informação, triagem, exames com moradores sintomáticos e rastreamento. Tendo por objetivo ajudar a preservar a saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade desses locais, a campanha quer barrar a disseminação e a letalidade do coronavírus nesses territórios. Diversas ações estão sendo realizadas para atrair mais doadores e arrecadar mais recursos que serão todos destinados à compra de testes.

Para colaborar com a campanha e contribuir, com qualquer valor a partir de 10 reais, basta acessar a plataforma de arrecadação  ou o QRCode.

Demarcação Já Remix  

Disponibilizada através do selo Sotaque Carregado (The Orchard), a série de remixes da música “Demarcação Já”, que inspirou o nome do programa, foi lançada como uma campanha pela demarcação das terras indígenas liderada pelo Greenpeace em parceria com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e apoiada pelo Instituto Socioambiental (ISA), a gravação contou com dezenas de artistas de peso da MPB.

A partir disso, o DJ MAM reuniu a colaboração de mais de 30 artistas de oito países, e transformou em um projeto de mini remixes que são lançados mensalmente. Os primeiros lançamentos trouxeram Gilberto Gil e Céu, respectivamente remixados por Tropkillaz, Telefunksoul e Freelion, seguidos por Maria Bethânia e Zeca Baleiro, pelos beats de El Búho e do DJ Waldo Squash.

O mais recente conta com o paraibano Chico César, remixado por seu conterrâneo, Furmiga Dub, e com o BaianaSystem, remixado pelo Digitaldubs. Tudo junto e misturado pelo DJ MAM, que incluiu frases de ordem da líder indígena, Sônia Guajajara. Tudo está disponível nas plataformas digitais, ouça aqui.

Acompanhe as nossas publicações no site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua conosco para continuarmos gerando conteúdos para vocês no Apoia.se! Caso  não possa nos  apoiar mensalmente, você pode contribuir com qualquer valor efetuando um depósito para o Sala Secreta 3S no Banco do Brasil  | Agência: 6966-3  | Conta Corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01 

Nosso Muito Obrigado, equipe Sala Secreta!
Para mais informações, envie  email para: 
imprensa@salasecreta3s.com

Deixe sua resposta aqui