A PRIMEIRA DAMA DO HIP HOP ‘MC LYTE’ COMPLETA 50 ANOS


Hoje, (11/09) comemorasse o 50° aniversário da rapper MC Lyte, pioneira na luta feminista dentro do Hip Hop e aclamada como uma das maiores representantes da música Rap mundial


MC Lyte – Reprodução Pinterest

Michelle Moorer, nascida no Brooklyn em 11 de outubro de 1970, tornou-se pioneira no Hip Hop em 1986 quando estreou seu primeiro single ““I Cram to Understand U”, invadindo as ruas de Nova Iorque e ganhando respeito de todos os envolvidos na cena musical.

MC Lyte logo assinou contrato com a gravadora First Priority Records lançando seu primeiro álbum “Lyte as a Rock” com grande impacto sendo a primeira mulher a abordar sobre a questão do feminismo no Hip Hop e também o primeiro álbum de Hip Hop completo interpretado por uma mulher.

Seu segundo álbum de estúdio “Eyes on This”, fez com que ela se estabelecesse como a maior representante feminina dentro do Hip Hop. O single “Cha Cha Cha” passou 18 semanas em primeiro lugar na parada da Billboard Hot Rap, de acordo com a The Source.

Se hoje temos várias mulheres tendo voz no Hip Hop isso se deve graças a esta mulher que pavimentou o caminho lá atrás para que hoje outras garotas tenham liberdade para mostrar a sua arte através da música dentro da cultura Hip Hop que até então era dominada pelo sexo oposto e que muitas vezes ridicularizava e diminuía as mulheres, não que o machismo e a misoginia foram extintos na cultura mas as mulheres estão cada vez mais ganhando força para lutar contra esse tipo ridículo de preconceito.

Lyte lançou mais cinco álbuns:  “Act Like You Know”, “Ain’t No Other”, “Bad As I Wanna Be”, “Seven & Seven” e  “Da Underground Heat, vol. 1″, grandes trabalhos respeitados pelo público e pelos críticos, independente do gênero. MC Lyte foi a primeira mulher indicada para o Prêmio Grammy de Hip Hop pelo single “Ruffneck“, a primeira a conquistar certificação de ouro pelo álbum “Act Like You Know”.

Ouça a playlist das principais músicas de MC Lyte


Faça parte do nosso time de apoiadores, assim nos ajudará a produzir novos conteúdos. Somos uma mídia independente que ama o que faz! Acesse nossa campanha no Apoia.se e contribua conosco! Se preferir fazer uma doação espontânea, nossa conta é: Sala Secreta 3S – Banco do Brasil (001) | agência: 6966-3 | conta corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01.

Nossos parceiros e apoiadores terão descontos especiais em todos os produtos da 3SG Store e também em nossos serviços! Entre em contato conosco para maiores informações.