80 ANOS: NÓS TEMOS UM REI, ELE SE CHAMA PELÉ


Em 23 de outubro de 1940, nascia na cidade de Três Corações em Minas Gerais aquele que seria considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé


Pelé – Reprodução Pinterest

Edson Arantes do Nascimento, o Rei do futebol, mais conhecido como Pelé, completou na última sexta-feira, 23 seus 80 anos de idade. O ex-jogador de futebol foi um dos principais responsáveis pelos três primeiros títulos mundiais da seleção brasileira de futebol, nos anos de 1958 na Suécia, 1962 no Chile e em 1970 no México, onde Pelé junto com o quadrado mágico “Rivelino”, “Tostão”, “Jairzinho” e “Gerson” realizaram um campeonato mundial digno de uma seleção épica.

Pelé, também foi o principal responsável pelos grandes títulos conquistados pelo time do Santos Futebol Clube, equipe que o revelou e o consagrou para o mundo do futebol. O esquadrão branco da cidade de Santos permaneceu por décadas como um time a ser batido pelos rivais, dividindo com o time carioca Botafogo de Garrincha a hegemonia do futebol na década de 60. Este, considerado um dos melhores parceiros que Pelé teve na seleção.

Considerado “O melhor jogador do século” pela Federação Internacional de futebol (FIFA) e “Atleta do Século” pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1999, até hoje ele é sinônimo de vitórias, conquistas e superação.

Pelé imortalizou a camisa número 10 no Santos Futebol Clube e na Seleção Brasileira, marcou 1281 gols em sua carreira, não havendo nenhum outro jogador que conseguiu chegar perto dessa marca. É o maior goleador da seleção brasileira com 77 gols em 92 partidas. Também é o maior artilheiro do Santos, conquistou duas Taças Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes entre 1962 e 1963.

Nós, temos um rei e ele se chama Pelé!

Em uma sociedade racista e preconceituosa como a nossa, é comum ouvir nas ruas que nossos heróis são aqueles que vieram da elite social e econômica e desqualificar a magnitude que ele representa. Quantas vezes ouvimos que ídolo e herói, foram Ayrton Senna, no esporte, Roberto Carlos na música, por exemplo. Deixando de lado o quão grande e importante é ter a figura de Pelé aqui, ou de outros grandes nomes pretos como, Garrincha, Nilton Santos, Didi, Coutinho, Edú, Tim Maia, Simonal, Johnny Alf, Jair Rodrigues, entre outros grandes exemplos.

“Precisamos de nós mesmos essa é a questão” frase dos Racionais MC’s na música “Voz Ativa” de 1992 do álbum “Escolha seu Caminho”. É assim que devemos nos manter, firmes e fortes, olhando para os nossos e valorizando o nosso povo.


Faça parte do nosso time de apoiadores, assim nos ajudará a produzir novos conteúdos. Somos uma mídia independente que ama o que faz! Acesse nossa campanha no Apoia.se e contribua conosco! Se preferir fazer uma doação espontânea, nossa conta é: Sala Secreta 3S – Banco do Brasil (001) | agência: 6966-3 | conta corrente: 21.127-3 | CNPJ: 36.126.051/0001-01.

Nossos parceiros e apoiadores terão descontos especiais em todos os produtos da 3SG Store e também em nossos serviços! Entre em contato conosco para maiores informações.

Categorias:ESPORTE, HISTÓRIA

Marcado como:, ,

Deixe sua resposta aqui