18 DE MAIO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Promovida pela UNICEF, campanha #EmCasaSemViolência faz mobilização digital pelo combate à violência sexual de crianças e adolescentes durante o período de isolamento social

Embora o isolamento social seja importante para conter a disseminação da Covid-19, os riscos se agravam com a atual situação, que tem levado ao confinamento de crianças e adolescentes, ao fechamento das escolas e a uma maior atividade online. A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil e 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecido da vítima, segundo dados da Safernet.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto Crescer sem Violência – parceria entre a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, a Childhood Brasil e o UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook e Instagram – promove uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e na internet.

Com a hashtag #EmCasaSemViolência, estão sendo promovidas atividades digitais e mobilização nas redes sociais, com dicas para proteger as crianças dentro de casa e os caminhos para denunciar abusos.

Também vão ser publicados, no site do Futura, novos minicursos sobre o enfrentamento a diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes, em parceria com o UNICEF. A data marca ainda o lançamento da parceria para a nova temporada da série “Que Corpo é Esse? – Prevenção Online” (clique aqui para acessar o Futura Play) com o tema do enfrentamento dos riscos de violência online contra crianças e jovens, a ser exibida no ano que vem no Canal Futura. A estreia está prevista para o Dia da Internet Segura, em fevereiro de 2021.

Ao longo de toda a programação especial #EmCasaSemViolência nesta segunda-feira (18/05), serão exibidos episódios das séries “Que Corpo é Esse?”, “Que exploração é essa?” e “Que abuso é esse?”


A campanha vai contar também com uma semana de programação especial no Futura, com edições inéditas dos jornalísticos Conexão (dia 18) e Debate (dia 19); o lançamento nacional do documentário “Um crime entre nós”, produzido pelo Instituto Liberta e Maria Farinha Filmes (dia 22); e a exibição de episódios da série de animação “Crescer sem Violência/Que Corpo é Esse?”. Na série, as situações vividas pelos personagens ajudam crianças, adolescentes, famílias ou educadores a refletir, de forma lúdica, sobre a importância da autoproteção, do diálogo aberto, do conhecimento do próprio corpo e do respeito.

Saiba mais sobre a programação virtual em futura.org.br e nas redes sociais das instituições parceiras.

Sobre o projeto Crescer sem Violência
Parceria da Childhood Brasil, UNICEF Brasil e Canal Futura, o projeto Crescer sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias para enfrentamento desse tema de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.

Em diferentes partes do País, o Crescer Sem Violência conta com ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e distribuição de material pedagógico formando uma grande rede de mobilização. O projeto conta ainda com três séries audiovisuais: “Que exploração é essa?”, “Que abuso é esse?”, “Que Corpo é Esse?”

Acompanhe as nossas publicações pelo site e redes sociais. Contamos com o seu apoio, compartilhe os nossos conteúdos ou contribua com a nossa campanha no Apoia.se!

Fonte: Divulgação

Deixe sua resposta aqui